Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Resenha - Um corpo na biblioteca - Agatha Christie - DL 24/12

Tema do Mês de Março: Romance policial

Livro: Um corpo na biblioteca.
Título original: The body in the library.
Autora: Agatha Christie.
Editora: Nova fronteira.
Ano de publicação (Brasil): 2003
Número de páginas: 205
Edição: 14
ISBN: 8520915280
Onde encontrar: Livraria Saraiva
Preço: 34,90
Sinopse: Certa manhã, o coronel Arthur Bantry e sua esposa, Dolly, são acordados por uma criada que lhe traz uma inusitada notícia: há uma cadáver na biblioteca da casa. O corpo é de uma jovem exageradamente maquiada e vestida em trajes de noite, morta por extrangulamento. Ninguém ali jamais a viu antes. Os Bantry não conseguem imaginar quem ela seja, quem a matou, por que está ali e nem como isso aconteceu. O coronel chama a polícia, enquanto Dolly pede auxílio à sua amiga Miss Marple, cujo faro para resolução de crimes é a apuradíssimo.

Motivo porque escolhi ler: Porque sou estudante de Biblioteconomia e o nome do livvro é "Um corpo na Biblioteca". rsrsrs É sério.

Sobre o que é a história: Miss Marple a pedido da Sra. Bantry começa a investigar paralelamente o misterioso aparecimento de um cadáver na biblioteca do Coronel Bantry. A polícia descobre que o corpo é da jovem dançarina do Majestic Hotel, Ruby Keene, cujo desaparecimento foi notificado a polícia pelo Sr. Jefferson, um dos hóspedes do hotel. A polícia e Miss Marple começam a investigar as pessoas que teriam ligação com Ruby. Nada liga a jovem a família Bantry. Como poderia o corpo ter aparecido na biblioteca? Durante a investigação um novo corpo é encontrado, o da jovem guia Pamela Reeves. Os assassinatos parecem estar ligados, mas nada se sabe dos motivos do crime. Miss Marple irá usar toda a sua intuição e sabedoria de matrona para resolver este mistério.  

Personagens: Miss Jane Marple, Sr. e Sra. Bantry, Sr. Jefferson, Coronel Melchett, Ruby Keene, Josie, Raymond, Adelaide Jefferson, Basil Blake, Pamela Reeves, Mark Gaskell, Henry Clithering.
Opinião sobre a capa: Não diz muita coisa. Se tivesse um corpo no chão de uma biblioteca seria melhor. :)
Do que gostei: Da forma investigativa de Miss Marple e do final surpreendente. Eu recomendo!
Do que não gostei: De Miss Marple passa alguns capítulos do livro sem aparecer.

Nota final: 9,8

domingo, 3 de abril de 2011

Resenha - Sherlock Holmes - O signo dos quatro - Sir Arthur Conan Doyle - DL 24/12

Tema do Mês de Março: Romance policial

Livro: O signo dos quatro.
Título original: The sing of the four.
Autora: Sir Arthur Conan Doyle.
Editora: Rideel.
Ano de publicação (Brasil): 2002
Número de páginas: 98
Coleção: Sherlock Holmes
Edição: 1
ISBN: 853390522X
Onde encontrar: Livraria Saraiva
Preço: 9,80
Sinopse: Sherlock Holmes vê-se envolvido com militares assassinados, anões, espinhos envenados, um grande tesouro roubado e um enigma a ser desvendado: O Signo dos Quatro.

Motivo porque escolhi ler: Porque Sherlock Holmes é o detetive mais famoso dos livros. Tinha curiosidade de saber como ele solucionava os crimes.

Sobre o que é a história: Sherlock Holmes e seu fiel amigo Dr. Watson são chamados para desvendar o misterioso caso do envio de perolas a Srta. Mary Morstan, cujo pai havia desaparecido a dez anos. A Srta. Morstan procura Holmes porque recebeu uma carta, junto com a última perola enviada, que convidava-a a ir a um local onde todo o mistério de sua vida será revelado. Holmes e Watson acompanham a Srta. Morstan até o local marcado. De lá são levados ao encontro de Thaddeus Sholto que conta a Srta. Morstan sobre um tesouro do qual é uma das herdeiras. O tesouro está na casa do irmão gêmeo de Thaddeus. Quando vão procurá-lo descobrem que foi assassinado. Para a polícia, Thaddeus é o culpado. Holmes e Watson começam suas investigações para descobrir o verdadeiro culpado, soltar o sr. Sholto e recuperar o tesouro. As investigações conduzem a uma perseguição em alto mar.

Personagens: Sherlock Holmes, Dr. Watson, Mary Morstan, Thaddeus Sholto, Jonathan Small, Athelney Jones.
Opinião sobre a capa: Os desenhos dão uma boa visualização física dos personagens. Melhora a visualização das cenas quanto ao aspecto temporal.

Do que gostei: De Sherlock Holmes saber por uma marca na janela quem é o assassino e até onde encontrá-lo.

Do que não gostei: Da explicação muito extensa do por que do crime. Ficou cansativa.

Nota final: 9,8